14 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO AO LITORAL NORTE

ANO XIV - Agosto de 2013

CIDADE - IGARASSU

Igarassu festeja 478 anos de fundação

O cantor pop-sertanejo Luan Santana foi a principal atração da festa (Foto: Bernardo Soares)
A cidade de Igarassu está festejando 478 anos de fundação no dia 27 deste mês. Na mesma data, comemora-se também os padroeiros Santos Cosme e Damião. Considerada uma das festas cívico-religiosas mais tradicionais do país, o evento terá seis dias – começou dia 24 e vai até o dia 29), com cerca de 20 shows. Pelo palco armado no Sítio Histórico, desfilarão nomes como o cantor pop-sertanejo Luan Santana e Alceu Valença. A banda de forró Magníficos abriu a programação elaborada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura.
A parte religiosa conta com novenas, missas solenes e a tradicional procissão, que percorrerá as principais ruas da histórica cidade. O arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido deverá celebrar a missa campal, na tarde do dia 27.

Igarassu foi o primeiro ponto de fixação do europeu em terras brasileiras. Foi em 1535 que desembarcou em suas terras Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco. A partir daí começou a povoação do Brasil. Igarassu orgulha-se de possuir o mais antigo templo católico do país, a igreja dos santos Cosme e Damião, que começou a ser erguida, ainda como capela, justamente no dia dos santos Cosme e Damião, como pagamento de um voto pela vitória dos portugueses sobre os índios caetés, que habitavam suas terras.

Nenhum comentário: