14 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO AO LITORAL NORTE

ANO XIV - Agosto de 2013

COLUNA DE ZÉ AMÉRICO

COLUNA DE NOVEMBRO

Aprovada por unanimidade
Acabou o suspense nos corredores do Senado em Brasília, já está circulando a Playboy, que traz nas páginas centrais, a pernambucana Meyrielle Abrantes, ex-namorada do senador Jarbas Vasconcelos. A bela, que está tirando o sono do mundo político, foi clicada por JR Duran e garanto, arrasou!


Alerta!
Abril de 2015 é o para o prazo final para os municípios, acima de 20 mil habitantes, concluírem seus Planos Diretores, em consonância com os Planos de Mobilidades Urbanas. De acordo com o IBGE, cerca de 90% das cidades brasileiras não possuem Plano Municipal de Transporte (PMT). Sem o PMT os municípios não irão receber os recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana. Em suma, sem organização e planejamento, não há recursos! Fica o alerta para os gestores da região.

Doadores de sangue I
O Ministério da Saúde acaba de anunciar duas mudanças nas regras para doação de sangue no País. Ampliou de 67 para 69 anos a idade máxima do doador. Com a medida espera-se aumentar em dois milhões, o número de pessoas que possam doar sangue. O Ministério tornou obrigatório também o teste de ácido nucléico, o NAT, em todas as bolsas de sangue do país, para detecção da hepatite C e do vírus HIV.

Doadores de Sangue II
Doar é rápido e simples, basta ter mais de 50 quilos, idade entre 18 e 69 anos. Menores, só com autorização formal dos pais ou responsáveis. Não podem ser doadores, quem teve hepatite após 11 anos, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, usuários de drogas ou quem teve relação sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem preservativos.

Consumo
Segundo o IBGE, geladeira e TV são a preferência nacional em todas as classes no país. Os eletrodomésticos são presenças garantidas em 95% das casas brasileiras. Os dois proporcionam a cervejinha gelada e a beleza das meninas do Faustão no país afora.

Maior idade
A coluna estende o tapete vermelho para Bruna Marquezine. A bela completou 18 anos recentemente e já pulou para o top das três mulheres mais sexy do Brasil. Ao lado da campeã, Paola Oliveira e da funkeira Anitta. No vestiário do Barcelona, a notícia já não é novidade.   

Diminuir secretarias
O governador Eduardo Campos (PSB) tem cumprido intensa agenda de pré-candidato a presidência da república no Brasil e no exterior. Em recente entrevista ao Programa do Jô (Globo), ele declarou estar disposto a fazer o dever de “casa” e reduzir gastos ao criticar o excesso de 39 Ministérios do governo Dilma Rousseff (PT). Provavelmente, em janeiro cabeças vão rolar no Estado.

Nova iluminação
O bairro de Cruz de Rebouças, que tem pretensão de se emancipar, curte nova iluminação, nos canteiros da BR 101, lançada pelo programa “Luz Mais Luz”. Além de deixar a cidade mais bonita à noite, iluminação pública também é uma questão de segurança.

Cuidados
Quem possui animal de estimação se comoveu com a situação do cão Holyfield, da Ilha de Itamaracá, que não recebeu os devidos cuidados de seus donos e acabou sendo resgatado por funcionários da prefeitura. Animal é coisa séria, se não pode cuidar, não pegue para criar.

Esperança
Depois de vários anos de abandono, finalmente o prédio de vários andares, localizado na praia de Pau Amarelo parece que terá um destino. A atual gestão está em negociação com a rede hoteleira Transamérica. Se o negócio se concretizar, transforma a esperança da população em sonho.