14 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO AO LITORAL NORTE

ANO XIV - Agosto de 2013

CALDEIRÃO

Chico Carlos

FRASE
Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. (Platão).

Fator previdenciário
O fator previdenciário desagrada em cheio o movimento sindical. Os números dão razão aos sindicalistas. A maldade criada pelo presidente Fernando Henrique (e mantida pelos demais governos) já prejudicou 2.738.478 trabalhadores. Criado em 1999, o fator é uma fórmula matemática aplicada nos pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição. Na prática, retarda a concessão da aposentadoria e achata o valor dos benefícios.

Dissídios coletivos 
Os tribunais regionais do trabalho têm evitado conceder reajustes salariais acima da inflação. Os tribunais da 1ª e da 3ª região, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, respectivamente, estão entre os que mais julgam processos de dissídio no país e não registraram decisões com reajustes salariais acima do índice de inflação neste ano. Em Pernambuco, o TRT de Recife julgou apenas cinco dissídios este ano e nenhum com aumento real. Os sindicatos mais combativos sabem que as chances de receber aumento real são maiores quando a convenção coletiva é acordada ainda na mesa de negociação.

Cobrança
A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) informa que vai cobrar da Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes e do Ministério Público de Pernambuco solução que garanta o reajuste salarial aos servidores públicos municipais, conforme reza a Constituição Federal de 1988. Os trabalhadores tiveram direitos trabalhistas violados quando os parlamentares, no dia 09 de novembro, aprovaram por unanimidade os Projetos de Lei 044/2013 e 046/2013, respectivamente, que congela algumas gratificações dos funcionários municipais e ainda incorpora a gratificação do magistério ao vencimento.

NA BOCA DO POVO

Servidores municipais do Paulista dizem que perderam a paciência, com o prefeito Junior Matuto que, há três meses promete e não resolve as reivindicações pendentes do Acordo Salarial deste ano.

Moradores de Campo Grande, próximo ao Centro de Convenções/Olinda, denunciam que o som ensurdecedor dos shows na área externa incomoda e pedem providências ao Ministério Público de Pernambuco. O King Festival foi um exemplo disso.

O Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) continua cheio de problemas. Falhas estruturais e déficit de profissionais comprometem o funcionamento do HUOC, Cisam e Procape.

Consumidores reclamam do descaso do Atacadão Extra em Olinda que, não consegue fazer a manutenção preventiva do seu ar condicionado. Nesses dias de verão, o calor é insuportável no estabelecimento.

INDICAÇÕES DO MÊS

O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota – Olavo Carvalho/Livro
Capitão Phillips – Filme/Cinema
Daniel – 30 anos – (DVD+ EP- Digipack)

A FOTO CONTA O FATO

De Salgadinho/PE para o mundo. Assim podemos classificar a arte e a técnica do professor de matemática, Alexandre Lourenço, que através de seus quadros feitos à base de areia do rio Capibaribe, demostra talento, sensibilidade e competência. Prova disso foi a 1ª Mostra da Educação do Campo, realizada na comunidade de Pedra Tapada/Passira, no dia 12/11. 

Nenhum comentário: