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ANO XIV - Agosto de 2013

MATÉRIA DE CAPA

Um novo caminho para a BR-101

Projeto tenta acabar com os engarrafamentos em Abreu e Lima
Há mais de duas décadas que se discute a possibilidade de mudança do traçado da rodovia BR-101 no trecho em que cruza a cidade de Abreu e Lima. À medida que o tempo vai passando e os transtornos aumentando, aparecem soluções para resolver o problema. Um projeto feito pelos estudantes de engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Rodrigo Cavalcanti e Eduardo Lins volta a tocar no assunto.
O projeto prevê um traçado alternativo da pista, prolongando-se no viaduto próximo ao Hospital Miguel Arraes, passando a leste do centro da cidade, nas terras dos antigos engenhos Jaguaribe e Inhamã, retomando a rodovia na divisa com Igarassu. Essa medida, acreditam os autores do projeto, resolveria o problema dos constantes engarrafamentos que ocorrem nos 4Km da BR no trecho em que corta a cidade.
O novo traçado da BR-101 em Abreu e Lima deveria ser executado no início da década de 1990, quando ela foi triplicada. Naquela ocasião, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), por conta de pressão da população, optou-se por mantê-la no Centro da cidade, não se prevendo um aumento tão grande do fluxo de automóveis. Abreu e Lima cresceu, tornando-se uma das 15 maiores cidades de Pernambuco, a partir do seu eixo viário. Mas num caso raro, a rodovia federal, que tem características rurais, segundo prevê o Código de Trânsito Brasileiro, desmembra-se em duas avenidas: a Duque de Caxias e a Brasil.

De acordo com o supervisor de operações do Dnit, Emerson Valgueiro, o projeto está bem evoluído. Ele acredita que até março de 2014 a obra deverá ser licitada e a execução poderá ocorrer em dois anos. 

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