14 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO AO LITORAL NORTE

ANO XIV - Agosto de 2013

CIDADE - OLINDA

OBRA DE ESGOTO INTERDITA TRECHO DA PE-15 EM OLINDA

A partir das 19h da próxima sexta-feira (17), um trecho de aproximadamente 300 metros da via local da PE-15 ficará interditado para o tráfego de veículos, na altura da Rua Ouriço do Mar, nas proximidades da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho). A interdição será no sentido Paulista/Recife. No local, a Compesa irá realizar o desvio de um trecho da rede de esgoto existente, que está danificado. A previsão é que a obra seja concluída até a manhã da segunda-feira (20), quando a via será liberada para o trânsito. O desvio dos veículos ficará a cargo do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

POLÍTICA - ABREU E LIMA

Entrevista com o prefeito Marcos José

“Avançamos em todos os setores”

Ao completar um ano de mandato à frente da Prefeitura de Abreu e Lima, Marcos José da Silva (PT) apresenta um leque de realizações em todas as áreas da administração municipal. Para o próximo ano, ele promete mais trabalho ainda. Nesta entrevista ao Grande Recife, o prefeito fala sobre as realizações deste ano e os projetos para 2014. “Os desafios são do tamanho dos nossos projetos, que não são poucos”, afirma.

1. Qual a sua avaliação sobre o primeiro ano de governo?

Foi um ano de desafios e superações. No primeiro ano de uma nova gestão, mesmo sendo ela apoiada pelo seu antecessor, é muito comum enfrentar certas dificuldades. Mas, conseguimos imprimir um bom ritmo de investimentos e trabalho em Abreu e Lima. Queríamos fazer muito mais, no entanto, devido ao prolongamento do período de chuvas no Estado, tivemos que atrasar algumas ações, em especial,  no que diz respeito às obras de infraestrutura. Mas nos últimos meses começamos a recuperar o tempo perdido.

2. Na sua opinião, onde a cidade mais avançou?

Avançamos em muitos pontos. São tantos que fica até difícil de citar em poucas palavras. Em todas as secretarias ampliamos ou aderimos a programas dos governos federal e estadual que podem melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossa população.
Por exemplo, na Educação, ampliamos o Mais Educação atendendo 17 escolas municipais com atividades  esportivas, lúdicas e de reforço escolar. Consolidamos ações do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.  Investimos na formação continuada dos professores. Ampliamos a merenda de duas para três refeições por turno. E ainda construímos uma nova escola em Caetés I, no mesmo modelo da José Francisco Barros, onde funciona a secretaria municipal de educação. Vamos inaugurar no início de 2014.
Na Saúde foi a mesma coisa. Aderimos ao SAD que atende pacientes em sua casa. Ao programa Mais Médico conquistando mais profissionais para a saúde, inclusive três médicos estrangeiros.  O Hospital  e Maternidade inaugurou serviços voltados para a mulher e de RX. Ampliamos a capacidade da unidade que neste ano teve escala completa de médico durante mais de 90% do ano. Recuperamos PSFs inclusive na Zona Rural.
Na pasta de Trabalho e Ação Social também conseguimos ampliar o atendimento as famílias carentes. Mas o melhor mesmo no setor foi investir nos programa de formação e capacitação de mão de obra. O povo não quer caridade, quer em busca de uma vida melhor com o suor do próprio rosto. O Pronatec e o Projovem são um exemplo disso. Cada vez que anunciamos mais cursos mais é a procura de jovens e adultos querendo ter uma profissão para entrar no mercado de trabalho.
Obras foi um pouco prejudicado por causa das fortes chuvas que caíram ao longo do ano. Mas ainda sim investimos tanto com recursos do tesouro nacional como próprios em obras como construção de canaletas, escadarias, muros de arrimo, asfalto e calçamento.
Como já disse avançamos em todos os setores. Habitação retornamos com o programa da Caixa Operações Coletivas construindo mais moradias. Na Agricultura e Meio Ambiente recuperando a malha viária da zona rural. No Esporte e Lazer retomamos o campeonato de futebol prestigiando os tradicionais clubes da cidade. Desenvolvimento econômico junto com Planejamento regularizou o comercio local e coibiu o comercio  ambulante na principal via do centro.

3. Quais os principais desafios para o próximo ano?

Os desafios serão do tamanho dos nossos projetos que não são poucos. A começar pela necessidade de atualizar o Plano Diretor da Cidade, já que Abreu e Lima será uma das cidades que serão atingidas  com o Arco Metropolitano, projeto que foi assinado pela presidente Dilma durante a visita ao nosso Estado. Vamos ter que nos adequar as transformações que serão feitas com o projeto de mobilidade do Governo Federal que vai unir as vias do litoral sul com o norte.
Vamos também que  elaborar o nosso Plano de Saneamento Básico, uma  exigência para que os municípios tenham acesso aos recursos do governo federal. O plano tem quatro eixos importantes como drenagem, limpeza urbana, abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Ainda estão previstos construções de novas praças e recuperação de outras, inclusive da nossa principal, a Praça São José. Estamos com projetos prontos na Secretaria Municipal de Planejamento para a construção de creches, sede própria para dois Caps (Centro de Assistência Psicossocial), casa de acolhimento. Recuperação de 28 escolas das 33 existentes, inclusive da Zona Rural. Mais pavimentação de ruas,  mais construções de canaletas, escadarias, muros de arrimo. Continuar investindo ainda mais na educação básica e no ensino para formação de mão de obra  qualificada para o abreulimense conquistar o seu lugar  neste Brasil em pleno desenvolvimento.