14 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO AO LITORAL NORTE

ANO XIV - Agosto de 2013

CIDADE - ABREU E LIMA

USF do Fosfato é entregue a população depois de reforma

Prefeito Marcos José corta a fita reinaugurando posto
O prefeito Marcos José da Silva, ao lado do vice Josias Azevedo e da secretária municipal de Saúde Ana Carla Furtado de Mendonça, entregou a Unidade Saúde da Família do bairro do Fosfato (USF I/ II), depois de passar por uma grande reforma de melhoria na sua infraestrutura. Além disso, o local também ganhou mobiliário novo.
O prefeito Marcos frisou que a USF do Fosfato é modelo para as demais que também serão recuperadas. “A saúde da população sempre será nossa prioridade. Só quem precisa de atendimento médico pode avaliar a importância de uma obra como essa”, disse.
A solenidade foi bastante prestigiada com as presenças de secretários, diretores e funcionários da Prefeitura. Além de vereadores, lideranças e moradores. Maria de Lourdes Felix, 54 anos, moradora do bairro, disse que o posto agora é de primeiro mundo. E deseja que a comunidade possa conservar o espaço já que atende a todos. “Mesmo durante a reforma, nunca deixei de ser atendida pelo meu médico e meus filhos pelo dentista”, afirmou.

A USF funciona no Centro Comunitário Professora Vanda Maria de Santana, na Rua Rio Paraná-Fosfato, das 8h às 17h. A Unidade possui duas equipes do Programa Saúde da Família com quatro salas de atendimento, uma sala para atendimento odontológico, uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Farmácia, sala de vacina e sala de endemias.  A secretária de Saúde, Ana Carla Furtado disse que já foram entregue outras USF reformados para a população, por exemplo, Matinha, Desterro e Caetés I.

CIDADE - IGARASSU

Igarassu terá o maior Santo Antonio do mundo

Imagem terá 75 metros de altura
A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) captou R$ 500 mil junto ao Ministério do Turismo (MTur) para a construção do Santuário de Santo Antônio, em Igarassu. O recurso será investido na 1ª etapa do santuário, que corresponde ao projeto executivo de construção da imagem, elevador panorâmico e mirante. De acordo com o projeto arquitetônico apresentado ao MTur, a imagem do santo será a maior do mundo com 75 metros de altura e a primeira totalmente colorida. A expectativa é realizar a licitação do projeto executivo ainda no mês de novembro.
Pernambuco nasceu em Igarassu e Santo Antonio é o padroeiro do estado. Daí a ideia de se construir o monumento no município.
A reunião no MTur contou com a participação do secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa; secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota; secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz; deputado federal Jorge Corte Real; arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e do prefeito de Igarassu, Mário Ricardo.

Mário Ricardo afirmou que a cidade de Igarassu será beneficiada com a construção do santuário, que se tornará em mais um ponto de visitação.

POLÍTICA - IGARASSU

Câmara de Igarassu estreia o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

Objetivo é fornecer mais informação ao cidadão

A Câmara Municipal de Igarassu se tornou uma das primeiras de Pernambuco a implantar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta virtual que tem como finalidade apoiar as Casas Legislativas nas suas atividades relacionadas ao processo legislativo em geral, tais como: elaboração de proposições, recepção e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção atualizada da base de leis, entre outras. Na verdade, trata-se de um banco de dados à disposição do cidadão para consulta às atividades parlamentares.
De acordo com o presidente da Câmara, Ademar de Barros (PDT), o objetivo do SAPL é informar ao cidadão sobre todo o trabalho desenvolvido pela Casa Legislativa. “Aqui ele tem acesso ao trabalho de cada vereador, podendo consultar sobre a Mesa Diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, proposições, matérias legislativas e normas jurídicas”, afirma.
O SAPL também facilita as atividades dos parlamentares e servidores da Casa, pois permite o acesso às leis e ao acompanhamento do andamento dos processos legislativos. “Em breve teremos todas as leis que tramitaram e foram aprovadas pela Câmara à disposição no nosso site. Esse banco de dados será uma importante fonte de consulta para estudantes e pessoas interessadas na legislação municipal”, revela Ademar.

Serviço:

Site da Câmara; http://www.camaradeigarassu.pe.gov.br/

CIDADE - IGARASSU

Igarassu festeja 478 anos de fundação

O cantor pop-sertanejo Luan Santana foi a principal atração da festa (Foto: Bernardo Soares)
A cidade de Igarassu está festejando 478 anos de fundação no dia 27 deste mês. Na mesma data, comemora-se também os padroeiros Santos Cosme e Damião. Considerada uma das festas cívico-religiosas mais tradicionais do país, o evento terá seis dias – começou dia 24 e vai até o dia 29), com cerca de 20 shows. Pelo palco armado no Sítio Histórico, desfilarão nomes como o cantor pop-sertanejo Luan Santana e Alceu Valença. A banda de forró Magníficos abriu a programação elaborada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura.
A parte religiosa conta com novenas, missas solenes e a tradicional procissão, que percorrerá as principais ruas da histórica cidade. O arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido deverá celebrar a missa campal, na tarde do dia 27.

Igarassu foi o primeiro ponto de fixação do europeu em terras brasileiras. Foi em 1535 que desembarcou em suas terras Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco. A partir daí começou a povoação do Brasil. Igarassu orgulha-se de possuir o mais antigo templo católico do país, a igreja dos santos Cosme e Damião, que começou a ser erguida, ainda como capela, justamente no dia dos santos Cosme e Damião, como pagamento de um voto pela vitória dos portugueses sobre os índios caetés, que habitavam suas terras.

CIDADE

Inferno na BR-101 Norte

Protesto parou a BR por cinco horas.
A onda de protestos chegou com força a Igarassu. Revoltados com a falta d’água, que não aparecia nas torneiras há mais de 15 dias, e com a retirada de uma lombada eletrônica em frente à comunidade, os moradores do Loteamento Encanto Igarassu resolveram radicalizar, interditando a BR-101 no último dia 23 por mais de cinco horas, causando um grande engarrafamento. Das 17h30 às 22h30 não passava ninguém. Só com a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar que a pista foi liberada. Tiros com balas de borracha e gás de pimenta foram necessários para conter alguns mascarados, que insistiam em provocar tumulto, chegando a jogar pedras em alguns carros.
“Isto é um absurdo. Estou há várias horas aqui parado depois de um dia inteiro de trabalho. Terei que acordar amanhã às 5h da madrugada”, revolta-se Armando Pinheiro, operador de máquinas que ficou preso no engarrafamento em Cruz de Rebouças. “O protesto é válido, mas não se pode agir dessa forma, prejudicando a população”, afirmava Valéria Pereira, comerciante de 26 anos.
Os moradores do Encanto Igarassu justificam o ato de protesto. “Estamos há mais de 15 dias sem água. A população já foi várias vezes à Compesa e eles só fazem promessas de que a agua vai chegar e não chega”, comenta Damaris Mariano numa rede social.

Na manhã do dia seguinte, houve uma nova tentativa de fechar a rodovia, mas sem sucesso porque a polícia estava no local. A direção da Compesa afirmou que a enviar equipe ao Loteamento para tentar resolver o problema da falta d’água.