14 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO AO LITORAL NORTE

ANO XIV - Agosto de 2013

CIDADE - ILHA DE ITAMARACÁ


Catraias: alegria e morte

O mais tradicional bloco de Carnaval da Ilha de Itamaracá “As Catraias” atrai multidão pela irreverência e alegria. Seu principal atrativo são homens travestidos de mulher. Nesse dia a cidade se transforma pela quantidade de gente que recebe. Este é o segundo ano consecutivo que ocorrem assassinatos no dia do desfile do bloco.
Neste ano, a confusão começou com a tentativa de assalto, após o encerramento do desfile na Praça do Pilar, ao policial do Gati, Grupo de Ações Táticas Itinerantes, Moisés Félix da Silva, de 36 anos, que reagiu, trocou tiros com os bandidos e morreu no local.
Segundo o diretor do bloco, Jango Ubeda, o fato não deve ser associado ao bloco porque o assassinato ocorreu as 18h30minh e o encerramento do desfile ocorreu às 17h15minh. 
Durante a confusão sete pessoas foram feridas, entre elas, dois bandidos e Cléber Daivison de Santana, amigo do soldado morto. Moisés residia na cidade de Abreu e Lima e integrava o 17º batalhão, responsável pelo patrulhamento e segurança no Litoral Norte.  Ele deixou esposa grávida e um filho.
No ano passado, o jovem Luiz Gustavo de Farias Ramos Júnior, de 18 anos, foi assassinado, durante o desfile, por motivo banal.
De acordo o delegado Gilmar, responsável pelas investigações, no caso do soldado Moisés, dois elementos já forma presos e a população tem colaborado com informações para solucionar o caso.


CIDADE - ABREU E LIMA


Câmara de Vereadores faz Moção de aplausos para PMs

A Câmara de Vereadores de Abreu e Lima, fez, no último dia 19, às 10 horas, Moção de Aplausos pela atuação dos Polícias Militares do 17º. BPM, Eder Vagner da Silva Melo, Deyvson de Barros Correia, Henderson Gomes de Paula e Leonardo Francisco Feitosa, durante o assalto ocorrido no último dia 06 do mês corrente,na agência dos Correios, no centro de Abreu e Lima. Segundo o autor da Moção, o vereador Rostand  Cavalcanti Belém, os policiais demonstraram todo o compromisso com a segurança pública e principalmente com o cumprimento do Pacto Pela Vida, do Governo do Estado. Rostand parabeniza ainda o governador Eduardo Campos, o secretário de Defesa Social,  Wilson Damásio, o comandante geral da PM Cel. Luis Aureliano e o comandante do 17º. BPM Ten-Cel. José Hailton. O desfecho final do crime terminou com a prisão dos assaltantes e sem mortes e feridos dos reféns.

CIDADE - ABREU E LIMA


Inscrições abertas para o Projovem Adolescente

A Secretaria de Trabalho e Ação Social de Abreu e Lima, está com inscrições abertas para interessados nos cursos oferecidos pelo programa Projovem Adolescente. Para concorrer a uma das vagas é necessário apresentar carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do NIS. Os candidatos devem ter de 15 à 17 anos. As inscrições podem ser feitas na sede da Prefeitura, de segunda a sexta, das 8 às 14 horas, na Avenida Duque de Caxias, 924, Centro.

Serão oferecidos cursos de Orientação Social, Oficinas de Teatro, Taekwondo, Desenho e Grafitagem, Instalações Elétricas e Música. São 30 vagas para cada curso. Mais informações pelo telefone (81) 3542-1061 – ramal 203 ou ainda (81) 8558-7811 com Diego Alves, coordenador do Projovem Adolescente de Abreu e Lima.

CIDADE - IGARASSU


Guarda Municipal de Igarassu reforça efetivo em Cruz de Rebouças

  Por determinação do prefeito Mário Ricardo (PTB), a Guarda Municipal de Igarassu reforçou seu efetivo nas escolas e postos de saúde em comunidades localizadas em Cruz de Rebouças. A medida acontece para que a corporação possa dar suporte ao trabalho de investigação da polícia em virtude dos casos de estupros registrados na área.
   De acordo com o Comandante da Guarda Municipal, Adalberto Araújo, o esquema emergencial além de oferecer apoio às polícias transmite uma tranquilidade ao morador da região, que neste momento está fragilizado também, com a série de boatos espalhados na cidade. “Estamos fazendo rondas com nossa viatura em escolas e PSF’S de ruas mais vulneráveis, estamos ainda, com uma escala de trabalho estendida. Já fiscalizamos os patrimônios e com a nossa presença nas ruas a população se sente mais protegida e em casos suspeitos, entraremos em contato direto com os policiais através do rádio ou celular”, frisou. A polícia Civil reforçou sua equipe e está realizando diligências para colher informações que levem à identificação e prisão dos responsáveis pelos crimes em localidades de Cruz de Rebouças.
   A Prefeitura Municipal de Igarassu está atuando com o apoio da Coordenadoria da Mulher e as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, oferecendo apoio psicológico e jurídico às famílias. A gestão acompanha o trabalho dos órgãos de segurança, responsáveis pela elucidação dos fatos. Em breve, a cidade receberá a primeira Delegacia Especializada da Mulher e a nova DP de Cruz de Rebouças, a primeira da Região Metropolitana a ser entregue este ano. O anúncio aconteceu durante visita da vice-prefeita, professora Elcione Ramos (PTB) ao Secretário da SDS, Wilson Damázio, na quarta-feira passada.

COLUNA - NOSSO PLANETA


Jovens protagonistas da fraternidade

Genilse Gonçalves*

Nos dias de hoje onde a velocidades das informações se expande em tempo recorde, exigindo que tenhamos ritmo acelerado, é muito comum os modismos, é rei disso, a rainha daquilo, musas e ídolos que vão e vêm na mesma velocidade, fazendo com que os jovens tentem  estabelecer  sua presença própria na sociedade,  mas é preciso que  o jovem assuma sua condição de protagonista. Ao longo da história vimos o quanto os jovens têm participação ativa, como é o caso das grandes marchas a favor da paz ou contra o aumento de passagens e todas surgem ou abrem debates sobre o assunto, no entanto, muitas vezes as ações ficam apenas no ativismo, não têm sustentabilidade, pois é preciso bases sólidas. Com tantas atividades para envolver os jovens, a que mais leva são as drogas. É preciso que jovem pense no jovem, que o jovem assuma sua condição de dono da própria história. Alguns exemplos são importantes serem, citados é o caso dos coletivos jovens, que debatem e promovem políticas públicas para juventude, outro exemplo é o REJUMA- Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade. Esses jovens do Brasil inteiro debatem e promovem ações sustentáveis, mas há os que participam de grupos de juventudes de partidos políticos, os COM-VIDAS-Comissão de Meio Ambiente e qualidade de vida na escola, na qual discute e propõe ações para o desenvolvimento na escola e na comunidade inserida interagindo com colegas e com outras escolas e grupos com objetivos comuns, outros de grupos jovens de igrejas e movimentos sociais, que promovem ações de solidariedade, cultura de paz e fraternidade. A Igreja Católica, todos os anos, promove a Campanha da Fraternidade, que tem o objetivo de contribuir com a sensibilização das pessoas, sobretudo as comunidades cristãs a concretizaram ações de verdadeira fraternidade. O tema desse ano da Campanha da Fraternidade é: Fraternidade e juventude é um convite às relações fraternas que é uma condição básica para que qualquer convívio de grupos tenha vida longa, pois a fraternidade pensa no outro, se permite e permite erros, mas com determinação de certar, respeita as diferenças, luta pelo e com o outro e promove a vida. E promover a vida é efetivar ações que deixe o planeta com todos os seus recursos conservados para as futuras gerações.
Informações:
www.rejuma.org.br, portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao7.pdf,
www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade

* Professora e articuladora da Agenda 21 em Igarassu.

CARNAVAL - IGARASSU


Igarassu vai reviver os velhos carnavais

Secretária de Turismo Julia Maria explica como será o Carnaval
A Prefeitura de Igarassu anunciou, no último dia 06, a programação completa do Carnaval 2013. A folia tem início neste dia 07, com o 1º Baile Municipal Popular de Igarassu, quando serão escolhidos a rainha e o rei do Carnaval da cidade, além da homenagem a J. Melo e Dona Olga do Maracatu Estrela Brilhante.
A secretária de Turismo e Cultura, Julia Maria Chalegre, afirmou que Igarassu está resgatando os antigos carnavais, com a alegria dos tradicionais blocos líricos, das manhãs de sol, banhos perfumados e matinês. “Será o Carnaval da família, com tranquilidade, e muito frevo no pé”, disse. Uma novidade é a venda dos dez camarotes do Baile Municipal a empresas da cidade, com a renda revertida para a aquisição de berços para o setor de pediatria da Unidade Hospitalar de Igarassu.
O Carnaval da cidade terá quatro polos de animação: Igarassu Sede, Cruz de Rebouças, Três Ladeiras e Nova Cruz. A principal atração dos festejos será o cantor da terra Almir Rouche.
“Estamos fazendo um Carnaval literalmente pé no chão, devido à situação em que encontramos o município. Vamos gastar menos da metade do que foi gasto no ano passado, revelou o prefeito Mário Ricardo.

CIDADE - ABREU E LIMA


Abreu e Lima tem agora Secretaria 
de Esportes e Lazer

O prefeito de Abreu e Lima, Marcos José da Silva, deu posse no último dia 1º ao secretário de Esportes e Lazer, João Paulo dos Santos Oliveira. A pasta foi criada recentemente pelo prefeito.
“Vamos promover atividades esportivas e de lazer como forma de inclusão social. Crianças, jovens e o pessoal da boa idade vai contar com uma serie de ações boa para o corpo e para a mente”, disse o prefeito Marcos José.
A solenidade aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença do vice-prefeito Josias Azevedo, de vereadores e de secretários municipais. Jaime Muliterno assumiu o posto de secretário-adjunto da pasta.
João Paulo Oliveira chega com experiência de quem passou pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife  (FCCR) e na Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O secretário confirma que pretende promover políticas públicas de inclusão para pessoas de todas as faixas de idade.

CIDADE - IGARASSU


Mário Ricardo prestigia abertura do ano letivo

Mário Ricardo e o cantor Nando Cordel
A Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 01 de evereiro, na Associação dos Funcionários da Alcoa (Afasa), a abertura do ano letivo 2013. Com o tema “Igarassu em Transformação: Construindo uma Educação Humanizadora”, o evento chamou a atenção pelo novo formato da programação.
Assim que chegaram à Afasa, os profissionais da educação foram recebidos com sementes de girassol e presenteados com a camisa alusiva a campanha. De acordo com a organização o girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade. A secretária adjunta, Maria Arruda, acredita que a semente representa transformação. “Estamos plantando uma nova ideia e com mudanças positivas na intenção de uma educação humanizadora em Igarassu”, destacou.
O prefeito Mário Ricardo (PTB) acompanhado da primeira dama Uila Lima, da vice-prefeita, professora Elcione Ramos e do secretário municipal de Educação, Dario Uchikawa, iniciaram o evento com saudações aos presentes. Além dos gestores, a programação contou com palestra show do cantor Nando Cordel e apresentação do Grupo Teatral Ariano Suassuna.