14 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO AO LITORAL NORTE

ANO XIV - Agosto de 2013

POLÍTICA - ILHA DE ITAMARACÁ



Rubinho enfrentará no mínimo três adversários na campanha pela reeleição

Rubinho (PT)
Paulo Batista (PTB)
Claudio Gadelha (PR)
Celso (PSB)
    


    O prefeito da Ilha de Itamaracá, Rubinho Catunda (PT), terá pelo menos três adversários na disputa pela reeleição. A disputa majoritária deverá contar com o comerciante Paulo Batista (PDT), o atual vice-prefeito Claudio Gadelha (PR) e o vereador F. Macêdo. Outro nome poderá entrar na disputa: o comerciante Celso das Neves (PSB), mais conhecido por Celso da Orange Tintas.
   A Ilha de Itamaracá vive a expectativa da retirada dos presídios e a retomada do seu crescimento econômico. Antevendo a medida e a possibilidade da cidade se tornar um destino atraente para turistas e veranistas, muitos corretores já subiram o preço dos imóveis. Todos os pré-candidatos falam no soerguimento da Ilha, mas poucos sabem de que forma isso seria feito.
   Para o prefeito Rubinho Catunda, Itamaracá já voltou a ser um dos principais destinos turísticos de Pernambuco. Ele cita os grandes eventos culturais que a Ilha vem recebendo a cada verão. A Casa da Globo é um exemplo disso. Nos últimos anos, no mês de janeiro, a emissora aporta em Itamaracá com a sua programação de verão, atraindo muita gente e gerando uma excelente publicidade. “Sabíamos que não seria fácil, mas estamos empenhados na reconstrução da Ilha”, afirma.
   Paulo Batista conta com o apoio do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, que é uma liderança regional, e do senador Armando Monteiro. Claudio Gadelha conta com o apoio de lideranças da Ilha, como líderes comunitários, para chegar à prefeitura.
   Celso das Neves está avaliando a possibilidade de se lançar na disputa. Ele vem recebendo muitos pedidos de moradores da Ilha para se candidatar. “Só tomarei uma decisão após ouvir o presidente nacional do meu partido, o governador Eduardo Campos”, afirma Celso.



CULTURA -ABREU E LIMA

Alunos do projeto Viva a Música ganham Uniforme

Os alunos do Viva a Música receberam neste sábado (14) as camisas com a logomarca do projeto. Os uniformes foram doados pela Prefeitura de Abreu e Lima, através da Secretaria de Educação.
O projeto Viva a Música está sendo realizado no Cecom de Timbó, numa parceria entre a Comarca de Abreu Lima (Vara da Infância e da Juventude), Ministério Público e Prefeitura Municipal.
A matéria completa será publicada na edição deste mês de abril do Grande Recife.

POLÍTICA - ABREU E LIMA

TCE aprova contas do vereador Josias Azevedo

Josias: as duas contas aprovadas pelo TCE
   O vereador Josias Azevedo presidiu a Câmara Municipal de Abreu e Lima no biênio 2009/2010. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou as suas contas referentes a 2009 em setembro do ano passado. No dia 8 deste mês, ele teve as contas do ano de 2010 aprovadas pelo TCE.
   Josias comemorou a aprovação das contas, apesar de ter certeza do trabalho correto que desempenhou na administração da Câmara. “Agradeço a Deus por esta vitória. Sempre procurei fazer as coisas conforme a lei e a Constituição”, diz.
   O vereador afirma que contou com a assessoria contábil e legislativa do Dr. Valério Leite, da união de Vereadores de Pernambuco (UVP) e da assessora Jessônia Pereira. “Tudo isso é fruto também dos conhecimentos e orientações recebidas nos congressos realizados pela UVP, onde, por diversas ocasiões, técnicos do TCE deram orientações aos vereadores de como aplicar o dinheiro público”, revela.

POLÍTICA - IGARASSU

Ninho pede campus da UFPE para Igarassu

Ninho: Campus da UFPE atenderia
o Litoral Norte
    O deputado federal Severino de Souza Ninho (PSB) enviou, no último dia 22,  indicação ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, solitando a instalação de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na cidade de Igarassu. Segundo ele, o Litoral Norte possui uma população de mais de 580 mil habitantes e não tem uma instituição da UFPE.
   “Em todo o Litoral Norte não existe qualquer instituição pública de ensino superior, seja federal, estadual ou municipal, estando as mais próximas localizadas na capital, em Recife. Assim sendo, os moradores dessas cidades só têm duas opções: pagarem para estudar em faculdades particulares, quando essas existem em suas cidades, ou enfrentarem a viagem até Recife, caso consigam uma vaga numa universidade pública”, disse.
   Ninho sugeriu a cidade de Igarassu por estar no centro de uma região com vários municípios, como Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima e Paulista.
Agência do INSS
   No mesmo dia, Ninho enviou ofício ao ministro da Previdência Social, Garibalde Alves Filho, solicitando a implantação de uma agência do INSS na cidade de Igarassu.

POLÍTICA - ITAPISSUMA

Eleição em Itapissuma com múltiplas candidaturas

  

 
A eleição para prefeito de Itapissuma deverá contar com no mínimo três candidatos: o atual prefeito Cal Volia (PSDB), que tentará a reeleição, o vice-prefeito Carlos Pereira (PSB) e o ex-prefeito Clovis Cavalcanti (PDT). Considerado um dos menores municípios da Região Metropolitana do Recife em população, Itapissuma é considerado um dos mais viáveis economicamente, por conta das grandes empresas que estão instaladas em seu território, como Alcoa e AmBev.
   Cal Volia conta com o apoio do ex-prefeito da cidade Yves Ribeiro, e de cinco vereadores. Já Carlos Pereira conta com o apoio de três vereadores, inclusive a presidente da Câmara Municipal, Isolda Pereira, sua esposa. Clovis Cavalcanti, se confirmar a candidatura, terá o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa.
Itapissuma possui 23.769 habitantes (Censo 2010) e 14.536 eleitores. As eleições spara prefeito costumam ser bastante disputadas. No último pleito, a diferença de votos do primeiro para o segundo colocado foi de 1.532 votos.
   Carlos Pereira, que está rompido com o prefeito desde o primeiro ano de governo, afirma que está firme na disputa. Ele conta como trunfo pertencer ao partido do governador Eduardo Campos. “Clovis Cavalcanti diz que foi incentivado pelo povo a ser candidato outra vez. “Pesquisas me colocam numa boa posição perante a população, por isso resolvi enfrentar mais um desafio”, diz. Já Cal Volia, além do apoio de lideranças como Yves Ribeiro, ele acha que o trabalho desenvolvido nos últimos três anos e três meses o credenciará para vencer a disputa. “Itapissuma cresceu muito nos últimos anos. Estamos mudando o perfil econômico da cidade, que vem se transformando em um município com forte base industrial, beneficiando a população”, afirma.

Política - Abreu e Lima

Amélia Salviano será candidata a prefeita de Abreu e Lima pelo PSOL

A líder do PSOL Heloísa Helena, o presidente regional Edilson
Silva e Amélia Salviano durante encontro do partido no Recife
   A professora Amélia Salviano será candidata a prefeita de Abreu e Lima pelo PSOL. A informação foi confirmada à reportagem do Grande Recife pelo presidente regional do partido, Edilson Silva. Segundo ele, haviam duas pré-candidaturas postas: a de Amélia e a do cantor gospel Ezequias Oliveira. Com a desistência de Oliveira, Amélia será a candidata do partido. "Ela contará com o apoio irrestrito do PSOL para apresentar a proposta do partido à sociedade abreulimenses",disse.
   O PSOL de Abreu e Lima vai promover em breve evento para anunciar oficialmente a candidatura majoritária da legenda na cidade.