14 ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO AO LITORAL NORTE

ANO XIV - Agosto de 2013

CIDADE - ABREU E LIMA

Abreu e Lima inaugura posto de serviço do Detran

A Prefeitura de Abreu e Lima está convidando para a inauguração do Posto de Serviços do Detran, no próximo dia 9 (quinta-feira), às 9h na Avenida Duque de Caxias, 1010 Centro (logo após o prédio sede da Prefeitura).
A solenidade terá as presenças do prefeito Flávio Gadelha, do secretário Estadual das Cidades, Danilo Cabral e da presidente do Detran - PE Fátima Bezerra.  A unidade começa a funcionar no mesmo dia graças ao Convênio de Cooperação Técnica entre a PMAL e Detran –PE.

ECONOMIA

Empresa compra terra só para preservar a floresta

Usina São José preserva Mata Atlântica


Pedaço de Mata Atlântica preservado pela Usina São José 

A Mata Atlântica, floresta que já cobriu a costa brasileira de norte a sul, está reduzida hoje a menos de 10% do seu tamanho original. O pouco que resta vem sendo preservado por leis, reservas legais e pela iniciativa privada, como é o caso da Usina São José, sediada em Igarassu, que possui 8 mil hectares de mata preservados. Recentemente, a empresa adquiriu 1.069 há de floresta apenas para mantê-la preservada. O terreno fica no município de Abreu e Lima, estendendo-se até Camaragibe.
A iniciativa da Usina São José é inédita na região. Empresas costumam comprar terra para servir à agricultura ou pecuária. A São José está investindo no “ativo ambiental”, que significa tudo que tem valor e, se trabalhado como tal, pode gerar desenvolvimento socioambiental para a sociedade.
De acordo com o coordenador de gestão ambiental da empresa, o biólogo Roberto Siqueira, a mata adquirida não é nativa, mas já possui árvores com mais de 50 anos. “Trata-se de uma área que já deve ter sido desmatada em algum momento, mas que conseguiu ser reflorestada”, afirma.
O objetivo da Usina São José com a aquisição da área de mata é ajudar a preservar o meio ambiente, mas também gerar um equilíbrio para a produção e conservação das nascentes de água, fundamentais para o cultivo de cana-de-açúcar. A natureza agradece.
A Usina São José possui 16 mil hectares plantados com cana-de-açúcar, constituindo-se numa das maiores de Pernambuco. Ela é a maior empregadora de Igarassu, chegando a mais de 5 mil funcionários no período da colheita. A preocupação com a preservação do meio ambiente levou o Grupo Cavalcanti Petribu a criar o Parque Ecológico São José, que preserva, monitora e estuda espécies animais e vegetais.